De modo geral, cistos dos punhos e das mãos são nódulos benignos facilmente encontrados nas mãos e nos punhos (principalmente na parte de trás do punho).
Repletos de líquidos em seu interior, estes cistos costumam apresentar formas variáveis ao longo do tempo, podendo aumentar ou diminuir de tamanho.
Na maioria dos casos, por não representarem ameaças à saúde, não exigem nenhuma forma específica de tratamento. Entretanto, caso um cisto venha a causar dores e apresentar incômodos de modo a dificultar a função de seus membros ou, até mesmo, representar um incômodo estético, podem sim ser alvos de alguns tratamentos simples e efetivos.
Quais são as causas dos cistos dos punhos e das mãos?
Apesar de sabermos que a aplicação de estresse sobre as articulações pode ser um fator que facilita o surgimento de cistos, não se sabe ao certo qual é a sua verdadeira causa.
Sabe-se também que sua frequência aumenta em pessoas entre 20 e 40 anos, sendo mais comum nas mulheres.
Quais são os sintomas dos cistos sinovais?
De modo geral, os cistos dos punhos e das mãos costumam ser aparentes, formando nódulos visíveis. A região de trás do punho costuma ser o local mais frequente de aparecimento.
A história típica, é de um pequeno nódulo que aparece sem qualquer motivo e vai aumentando de tamanho com o tempo.
Em muitos casos, eles não costumam apresentar outros sintomas. Entretanto, caso você sofra dores por conta de um cisto, pode ser que ele esteja exercendo pressão sobre as estruturas próximas de suas articulações, podendo vir a causar algum incômodo.
Exames Complementares
Radiografias são úteis para diferenciar os cistos dos punhos e das mãos de outras condições clínicas que se assemelham a eles, como tumores ósseos.
Quanto aos exames de ressonância magnética e ultrassom, eles também são bastante úteis e conseguem fornecer bastantes informações sobre as características dos cistos dos punhos e das mãos.
Como é o tratamento dos cistos dos punhos e das mãos?
1) Tratamento não cirúrgico
- Observação: dependendo da situação de seu cisto, pode-se optar por mantê-lo sob observação durante um determinado período de tempo a fim de analisar o seu comportamento e controlar possíveis alterações incomuns.
- Aspiração: nas situações em que o cisto cause dores e/ou limite os seus movimentos, principalmente quando localizado na parte superior do punho, pode-se realizar um procedimento conhecido como aspiração. Por meio dele, o fluido contido no cisto pode ser aspirado, anestesiando-se a área e inserindo-se uma agulha em seu interior. O conteúdo aspirado é um líquido viscoso, semelhante a um gel. Após a aspiração, pode-se injetar corticóide em seu interior. Esse procedimento pode não resolver o problema definitivamente, pois a conexão do cisto com a articulação não é removida, sendo possível retornar ao seu tamanho original após o procedimento.
2) Tratamento Cirúrgico
Visando um tratamento mais efetivo, pode-se indicar a remoção cirúrgica do cisto.
A cirurgia é um procedimento relativamente simples e muito seguro, resolvendo o problema em cerca de 90 % dos casos.
Para retomar as atividades cotidianas de modo normal, espera-se um prazo de recuperação que pode variar entre 2 e 6 semanas após a realização da cirurgia.
Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma e se quer ficar ainda mais informado com os nossos conteúdos é só acessar o nossa página de artigos!
Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Entre em contato conosco e agende uma consulta, Teremos o maior prazer em atendê-lo(a)!