Síndrome do Túnel do Carpo: o que é, causas, sintomas e tratamento.

Síndrome do Túnel do Carpo: o que é, causas, sintomas e tratamento.

Síndrome do Túnel do Carpo: o que é, causas, sintomas e tratamento.

Conhecida por causar dores e sensação de dormência e formigamento nas mãos, a síndrome do túnel do carpo é a compressão do nervo mediano na região do punho.

É a síndrome compressiva nervosa mais comum e acomete principalmente mulheres entre os 35-60 anos de idade.

Você sabe o que é o túnel do carpo?

De modo simples, podemos dizer que o túnel do carpo é uma estreita passagem localizada no punho, medindo cerca de 2,5 cm de largura. Sua principal função é oferecer proteção ao nervo mediano e aos tendões flexores, responsáveis por flexionar os dedos.

Sindrome do Tunel do Carpo

O teto do túnel do carpo é formado por uma robusta faixa de tecido conjuntivo conhecida como ligamento transverso do carpo, o qual, por representar um limite rígido, acaba não oferecendo muito espaço para o túnel do carpo se estender e aumentar de tamanho.

Quais são as causas da Síndrome do Túnel do Carpo?

A síndrome do túnel do carpo é causada por uma série de fatores, entre eles:

⦁ Condições de saúde, tais como diabetes, problemas na tireóide e artrite reumatóide;
⦁ Prática de atividades que envolvam a flexão e/ou extensão extrema das mãos e dos punhos, principalmente movimentos repetitivos;
⦁ Alterações ocorridas durante o período gestacional;
⦁ Hereditariedade, de modo que algumas pessoas apresentam uma maior predisposição a apresentar este tipo de quadro.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns da Síndrome do túnel do carpo são:

⦁ Sensação de mão inchada, dormência, formigamento ou choque nos dedos. Esses sintomas costumam piorar à noite.
⦁ Fraqueza e falta de coordenação da mão, podendo provocar a queda de objetos e dificuldade de realizar movimentos que exijam mais precisão;
⦁ Em casos mais graves, pode ocorrer atrofia muscular da mão.

Túnel de Carpo

Diagnóstico da síndrome do túnel do carpo

O diagnóstico pode ser feito através da história clínica do paciente e do exame físico. Além disso, alguns exames complementares auxiliam no diagnóstico, como a Ultrassonografia e a Eletroneuromiografia.

Como é o tratamento da síndrome do túnel do carpo?

Apesar de evoluir lentamente, a síndrome do túnel do carpo tende a piorar com o passar do tempo se não houver algum tipo de tratamento, de modo que, quanto mais cedo forem realizados o diagnóstico e o tratamento do paciente, maiores serão as chances de interromper ou retardar a progressão da doença.

Caso o quadro do paciente seja diagnosticado e tratado na fase inicial, tratamentos não cirúrgicos podem apresentar bons resultados. Entre as opções, temos a utilização de imobilizadores para o punho ( utilizados principalmente no período noturno), Antiinflamatórios, terapia ocupacional e infiltração com medicações.

Nos casos mais graves ou nos casos onde as medidas não cirúrgicas não resolveram o problema, o tratamento cirúrgico é a melhor opção.

A cirurgia é um procedimento relativamente simples, rápido e seguro. Ela pode ser feita pelo modo convencional ou por vídeo. Quando bem indicada, resolve o problema em mais de 90% dos casos.

Normalmente, os pacientes recebem alta no mesmo dia da cirurgia e retornam após 1 semana ao consultório para avaliação, sendo permitido a movimentação do punho e dedos livremente, mas sem grandes esforços. Os pontos são retirados em média após 10-14 dias.

Com cerca de 01 mês de pós-operatório, o paciente é orientado a retomar suas atividades cotidianas gradualmente, inclusive dirigir. Atividades mais intensas e esportes pesados são encorajados ao redor de 8 semanas.

Resultados

Para a grande maioria dos pacientes, a realização do procedimento cirúrgico alivia os sintomas de modo definitivo.

Em relação à recuperação, ela tende a ocorrer de modo gradual, de modo que os sintomas vão diminuindo com o passar dos dias. Alguns pacientes em que a doença encontrava-se mais grave, podem levar um pouco mais tempo para recuperação.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma e se quer ficar ainda mais informado com os nossos conteúdos é só acessar o nossa página de artigos!

Entre em contato com a nossa equipe! Teremos o maior prazer em atendê-lo(a)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Está gostando? Compartilhe

AGENDE SUA CONSULTA!

Agende sua consulta com o Especialista Dr. André Pires.

Agende uma consulta com o Especialista Dr. André Pires.

Agende uma consulta com o Especialista Dr. André Pires.